sábado, 15 de janeiro de 2011

Uhullll chegou etapa final e Dicas Importantes !

Na foto(obrigada por me cederem a foto pq eu estou sem máquina huahuahua ) Lili te amo *-* é a visão que terei por 45 dias no minimo bela visão não ? kkkkkk
Uhulll etapa final e eu que pensei q esse dia não chegaria kkkk mas Deus é mais e sempre age da melhor forma bom para tu que passa pelo que passo ai vai algumas dicas que me ajudaram e mtooo ...

Cuidados com Água e Comida

Tome muita água de coco (aquelas de caixinha) e água natural também. Tudo agora tem que ser descartável: copo, papel toalha. Para beber água e escovar os dentes use água mineral. Todo tipo de comida tem que ser passada pelo fogo para matar as bactérias, menos as frutas é claro. Coma sempre carne branca, pois é mais fácil digerir, comparando com outras carnes. Ovos sempre bem fritos ou cozidos e cenoura cozida. Alimentos como couve, beterraba e brócolis são ricos em ferro, é muito importante come-los durante o tratamento. Eu não gostava de comer, mas comia. Comidas como bolachas, biscoitos, todynho, iogurtes, sucos de caixinha têm que ser industrializados e para comer tem que ser na hora, ou seja, se abriu tem que comer, não pode comer mais tarde (exemplo: se eu abrir uma bolacha agora eu só posso come-la agora, se eu guarda-la para comer mais tarde não posso mais, tenho que comer outra). Coma muitas frutas, principalmente maça e pêra, mas antes tem que lavar e descascar, elas vão ajudar a subir sua resistência mais rápido. Coma somente frutas de casca grossa (melancia, melão, maça, pêra, nectarina, pêssego, banana), não coma frutas ácidas como laranja, limão, kiwi. Nâo se pode comer frutas como morango eUVA ( coloco em negrito pq hj foi liberado entrar uva aqui e na verdade eu não poderia ter ingerido ...=/ pessoal hospitais e profissionais da saúde tbm erram então atenção!!!), pois são frutas de casca fina e que tem muito agrotóxicos, então uva e morango, nem pensar. Coma sempre cereais como granola e "sucrilios", são muito bons para aumentar sua resistência. Outra coisa muito boa é tomar chá da folha da graviola.Troque sempre de marca do produto para não enjoar, até mesmo as escovas de dente. Não coma "comida de rua". Os mesmos cuidados com a comida no Hospital, você deve ter também em casa.

Dicas para lavar as frutas

Coloque a fruta em uma vasilha com 1 litro de água e uma gota de água sanitária (Hipoclorito), deixe na vasilha com a água durante 10 minutos e depois passe novamente na água para lavar e já pode descascar para comer (dica de um médico amigo da minha família). Existe outro produto onde e comprado em grandes Supermercados que se chama Pury Vitta (Lava e Desinfeta Frutas, Verduras, Legumes e Vegetais) também pode ser usado para lavar as frutas. O melhor é você lavar as frutas, e não pedir para outras pessoas lavarem para você.

Cuidados em Hospitais e Exames

Muita atenção nos hospitais, pois alguns enfermeiros não olham a gente direito, e chegam até a dar remédios errados, então muita atenção. Compre um caderno e anote tudo, os nomes dos remédios, a hora em que foi dado, anote também a pressão e a temperatura, quando a resistência estiver baixa. Fale para médicos e enfermeiros entrarem no quarto somente de máscara (nós já brigamos muito com enfermeiros nos hospitais para uso de máscara, mas estes cuidados são muito importantes) e tu também deve sempre usar máscara, pois ela agora é parte da sua vida e muito importante para sua saúde, e lembre-se de trocá-la sempre também. Quando estiver no hospital peça para colocarem uma plaquinha na porta (Detalhes da Placa: Paciente imuno suprimido, lavar as mãos antes de entrar e usar máscara). Compre um termômetro digital para vocês, pois ninguém merece ficar balançado aquele outro termômetro (de mercúrio). Mantenha o ambiente sempre limpo e bem arejado, compre um sabão especial para tomar banho que evite a proliferação de bactérias (nome do sabão: Soapex. Indicação da minha médica). Se tiver muitas espinhas, compre uma Pomada Minancora, é muito boa para secar as espinhas, não pode espremê-las, pois pode abrir um local para entrar infecção (bactérias). Compre uma pomada para evitar rachaduras na boca e assaduras (nome da pomada: Bepantol. Indicação da minha médica). Outra dica muito importante: evite muitas visitas, pois no momento e depois das químios (mesmo quando estiver em casa) a resistência cai muito. Evitando visitas, evita-se pegar alguma bactéria, como diz a minha médica, pessoas gripadas ou com qualquer outro tipo de doença não podem te visitar (eu mesma evito receber muitas visitas como amigos ou parentes, isto é muito importante para a minha saúde), quem gosta da gente de verdade vai entender perfeitamente esse excesso de cuidados. Para usar o banheiro nos hospitais procure cobrir o vaso com papel toalha ou papel higiênico antes de usá-lo. Tente conseguir um colchão "caixa de ovo", é muito bom para evitar assaduras, pois como você vai passar muito tempo deitado, podem aparecer feridas. Eu consegui o meu nesses órgãos do governo. Leve para o hospital um bom travesseiro, tente conseguir também uma cadeira de rodas (daquelas que têm uma tampa de vaso para ajudar você a usar o banheiro, assim nem precisa tampar com papel toalha ou papel higiênico, pois só você usará a cadeira). Eu também consegui a cadeira com o pessoal do governo. Se estiver com muita tosse, peça para fazer aerosol com soro fisiológico, é muito bom para ajudar a parar a tosse. E muito cuidado com a comida do hospital, elas podem ás vezes vir sem qualidade. Procure entender os exames e busque informações sobre a doença. Para ver informações sobre as doenças têm estes sites http://www.ameo.org.br/ e o site da http://www.abrale.org.br/ Procure sempre opiniões de outros médicos. Continue sempre alegre, pois é muito importante para o tratamento o EMOCIONAL estar la em cima, eu sei que é difícil, nos 2 primeiros meses eu entrei em depressão, mas com fé em Deus eu saí dessa. Uma coisa importante é ver com seu médico a possibilidade de estar guardando o seu óvulos ou sêmen, pois com muita quimioterapia pode dar algum problema futuramente para tu ter filhos, então se informe antes. Cobre de seu médico o resultado do exame de cariótipo, pois este exame é muito importante para saber que tipo de mutação você teve com a Leucemia e é este exame que vai determinar se você vai ou não precisar de um transplante de medula óssea. O meu cariótipo foi feito em Belo Horizonte , pois meus exames foram 2 vezes para São Paulo e os médicos me falaram que não deu certo, pois as células não cresceram (mentira, eles perderam as minhas células enviando-as para São Paulo), este exame também é feito em Goiânia, então não se dê por satisfeita com este exame, cobre os resultados. Outros exames muito importantes são Imunofenotipagem e o Fish este tambem são muito importantes para saber como esta sua medula o (Cariotipo e o Fish o ideal e fazer no início do tratamento (antes da primeira quimioterapia) e no final do tratamento (depois de todoas as quimioterapias)) a Imunofenotipagem deve ser feito sempre junto com o mielograma. Estas são umas dicas que lhe dou, pois para mim isso foi muito importante para o meu tratamento, pois com estes cuidados eu não tive nenhuma infecção grave.

Outra coisa Muito Importante

Faça logo a sua carteira dos SUS pois se tu for precisar fazer um transplante já esta um pouco encaminhado o processo o processo de internação pois tu já vai esta cadastrado no SUS. Compre uma pasta e tenha sempre organizados seus exames guarde todos do primerio ao ultimo exames tenha eles sempre a mão quando for ao médico, nunca de os exames originais para seu médico tire cópias pois os originais são seus. Evite ficar pegando na mão de outras pessoas, eu sei que elas vão entender, e quando alguém for te cumprimentar peça que elas lavem as mãos antes. Evite ficar em locais que tenham muita gente, quando eu vou fazer exames e vou em laboratórios que têm muitas pessoas, espero do lado de fora ou no carro e alguém da minha família vai até a recepção e explica a minha situação (que estou com Leucemia e com minha resistência baixa), sempre me passam na frente de outro pacientes ou me colocam em uma sala isolado, isto também é muito importante para sua saúde.

É isso por enquanto depois postarei mais beijos e ah eu estou bem !!Pouco cansadinha mas bem!!=)
Amo vcs !!

2 comentários:

  1. fico mt feliz q chego a etapa final, Deus é fiel, pelas suas pisaduras fomos sarados, vc é 1 milagre amiga...com certeza seu post ajudará mts pessoas. t levo no s2

    ResponderExcluir
  2. DEUS É CONTIGO!!!

    e eu to aqui, sempre em oração

    TE amo muitão.... Tudo vai dar certo!!!

    ResponderExcluir