segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Você sabe amar??

Você sabe amar? Eu estou aprendendo.
Estou aprendendo a aceitar as pessoas, mesmo quando elas me desapontam.
Quando fogem do ideal que tenho para elas, quando me ferem com palavras ásperas ou ações impensadas.
É difícil aceitar as pessoas assim como elas são, não como eu desejo que elas sejam.
É difícil, muito difícil, mas estou aprendendo.
Estou aprendendo a amar.
Estou aprendendo a escutar, escutar com os olhos e ouvidos, escutar com a alma e com todos os sentidos.
Escutar o que diz o coração, o que dizem os ombros caídos, os olhos, as mãos irrequietas.
Escutar a mensagem que se esconde por entre as palavras corriqueiras, superficiais;
Descobrir a angústia disfarçada, a insegurança mascarada, a solidão encoberta.
Penetrar o sorriso fingido, a alegria simulada, a vangloria exagerada.
Descobrir a dor de cada coração.
Aos poucos, estou aprendendo a amar.
Estou aprendendo a perdoar.
Pois o amor perdoa, lança fora as magoas, e apaga as cicatrizes que a incompreensão e insensibilidade gravaram
no coração ferido.
O amor não alimenta magoas com pensamentos dolorosos.
Não cultiva ofensas com lástimas e autocomiseração.
O amor perdoa, esquece, extingue todos os traços de dor no coração.
Passo a passo, estou aprendendo a perdoar, a amar.
Estou aprendendo a descobrir o valor que se encontra dentro de cada vida, de todas as vidas.
Valor soterrado pela rejeição, pela falta de compreensão, carinho e aceitação, pelas experiências duras
vividas ao longo dos anos.
Estou aprendendo a ver, nas pessoas a sua alma e as possibilidades que Deus lhes deu.
Estou aprendendo. Mas como é lenta a aprendizagem!
Como, é difícil amar, amar como Cristo amou!
Todavia, tropeçando, errando, estou aprendendo...
Aprendendo a pôr de lado as minhas próprias dores, meus interesses, minha ambição,
meu orgulho quando estes impedem o bem-estar e a felicidade de alguém!





sábado, 27 de novembro de 2010

Silêncio !!!!!

Já enfrentei muitas lutas, nem pense em passar pelo que já passei. Ufa!

Hoje eu olho para trás e digo:

- Graças a Deus, eu passei por muitas !Estou passando por uma agora ...

...Mas, de todas as lutas pelas quais já passei, a maior, a mais intrigante, a mais dolorosa, é exatamente aquela que é o tema deste capítulo: quando Deus se cala!

O silêncio de Deus nos apavora! Mete medo. Faz desesperar.

- Por que Deus fica quieto quando mais chamamos por Ele?

Já ouviu alguém fazer esta pergunta? Claro que sim. Tu consegues se lembrar de quando fez esta pergunta?

Sentir-se abandonado traz um calafrio na alma, provoca insegurança. O que dizer da mãe aflita, orando, jejuando, clamando pelo filho desviado… e nenhuma resposta vinda do céu?

O que dizer do profeta que matou 850 profetas, que disse: segundo minha palavra, não chove mais… Agora, dentro de uma caverna, esperando um “carinho de Deus”, um “mimo de Deus”, esperando o Deus dos Milagres no barulho do trovão… e, de repente… nada, silêncio.

Psiuuuuuuu! Vem o vento que derruba, o furacão… E, de repente… nada, silêncio.

PSiuuuu! Aí vem o inusitado, o inesperado… uma brisa… simples… quase não balança os cabelos ondulados, caídos sobre os olhos… não move nem poeira… mas, lá na brisa… vem a resposta…

O que dizer de Jesus… na cruz… Seus nervos se contraindo, Seus olhos cobertos pelo sangue que descia pelas pontas dos espinhos na fronte, o tétano correndo-Lhe as veias, a falta de ar devida ao peso do corpo pendurado no madeiro?

Um momento de devaneio, e Ele chama… por Quem mesmo? Por João? Não.

Pelos anjos? Não. Pela mãe? Não. Ele chama pelo Pai. AquEle que junto com Ele transformavam-se em UM.

Aonde está o Pai? Porventura subiu nas asas de um querubim e voou nas asas do vento, como fez em favor de Davi? Não. Veio pela brisa da caverna? Não.

O que aconteceu mesmo? Ah, Ele virou as costas, não foi? Sim, quem sabe virou as costas e tapou os ouvidos. Porque não amava Jesus? Não amava Seu Filho? Não tinha poder de libertá-Lo?

Sabemos que Ele amava Jesus, e que também tinha poder para livrá-Lo. Porque não o fez?

Deus não ousou olhar para Jesus naquela hora, pois, se olhasse, Ele destruiria a Terra, destruiria os homens, arrancaria Seu filho da cruz.

E o resultado? Não seríamos salvos, estaríamos eternamente condenados. Deus calou-Se para que o sangue de Cristo falasse mais alto. E agora este sangue ecoa por toda a eternidade…

Deus Se cala, e não responde, para não tirar a nossa bênção. Faz parte do projeto do Senhor, faz parte do sonho. Ele fica em silêncio para que nós falemos, oremos, clamemos. Enquanto isso, Ele está olhando, cuidando, guardando, mesmo um jota e um til. E, no momento certo, Ele vai gritar, vai bradar, o Seu alarido vai soar. No momento dEle. Está na agenda divina: dia tal EU vou falar com Meu filho(a), antes disso, se EU lhe falar, ele vai perder a bênção.

Aguarde! Em breve a sua vitória chegará completa, e o que hoje é miséria, será transformado em abundância

sábado, 20 de novembro de 2010

Momentos de Superação!!!

O que fazer quando estamos nos sentindo triste? Hoje estou assim nostálgica ,é dificil tbm manter a "alegria" , quando em minha volta existe uma realidade não muito favorável , é porém muito fácil quando estamos ao lado de fora dizer para termos força , na verdade nossa força vem de querer viver logo vem de Deus , e desses que de fora insitem em nos pedir força é isso mesmo acho que um ambiente de amor , carinho tem poderes terapêuticos imensos .


As vezes quando penso em desistir ,lembro de tudo que passei , quando no alto de minha juventude aos meus 21 anos fui diagnosticada com Câncer , nesse momento tudo desaba , eu jovem , com uma vida pela frente de repente comecei a perceber que meu "mundo" , minha "liberdade" , tudo seria interrompido por um tratamento que só de ouvir o nome dava frio na espinha hoje ela é minha amiga : Amiga Quimioterapia ...

Depois de receber várias doses , depois de várias internações , quando enfim achamos que o problema poderia ser resolvido com o tratamento , recebo outra bomba ... o tratamento apenas não é mais eficaz seria preciso uma doação de medula óssea para tentar salvar minha vida , mais uma vez me desesperei , vi sonhos , "castelos" tudo que construi indo por água abaixo , pensei que seria meu fim mais uma vez. Ouvi de minha doutora as palavras: " Querida precisamos de ti mais do que nunca , precisamos que seje forte e acima de tdo tenha vontade de viver e confie em Deus "....Essas palavras soavam com eco dentro de mim ... como crer? Deus? Quem é Ele ? Que critérios usa para castigar filhos ? Porque eu ? O que eu fiz de tão grave para estar aprisionada em um apartamento de hospital ?

Foi então que mais uma vez encontrei forças em minha fraqueza , por ironia ou não dentro de um CTI aliás para quem não sabe idas e vindas ao CTI acaba se tornando rotineiro para quem tem Câncer , em uma dessas idas , eu conheci o senhor que mudaria minha vida , minha garra conheci o Senhor Jesus , que tem me sustentado em minha fraqueza , ai o que parecia impossível achar um doador achei minha mãe que era compatível comigo , passei por todo procedimento de preparação e recebi a medula , como aquela que recebe uma nova chance de viver , de amar , um recomeço .Tudo começava a dar certo para mim , eu voltei aos poucos a uma vida social , sair , viajar , respirar , quando novamente o que seria inesperado aconteceu , passei mal em uma das viagens e em um dos exames que fiz deu que a maldita doença havia retornado e que meu organismo havia rejeitado a medula , voltando a todo procedimento , quimio , doenças pq a imunidade fica totalmente baixa , onde meus pais resolveram tentar a possibilidade de uma gravidez , onde o bebê poderia se usar as células tronco , mais uma vez Deus permitiu que minha mãe engravidasse e hoje estou a espera entre tantas outras coisas que ja aconteceu nesse meio tempo que por enqto não vou citar aqui ...

Hoje estou mais ou menos como Jó quando declarou :"Ainda que Ele me mate,nEle esperarei"(Jó 13:15)

Posso afirmar que mesmo triste :"...não vou me render , não vou me entregar a dor ...."

Deixo esse video a vcs que aliás tem tudo haver com os momentos que tenho vivido nessa minha guerra contra o tempo ...Por isso se tu ainda não és um doador reflita e procure o hemocentro mais próximo de tua casa pq tu podes salvar vidas .

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

DIVORCIO.............leia atentamente !!!!!!!!!!

Naquela noite, enquanto minha esposa servia o jantar, eu segurei sua mão e disse: "Tenho algo importante para te dizer". Ela se sentou e jantou sem dizer uma palavra. Pude ver sofrimento em seus olhos.

De repente, eu também fiquei sem palavras. No entanto, eu tinha que dizer a ela o que estava pensando. Eu queria o divórcio. E abordei o assunto calmamente.

Ela não parecia irritada pelas minhas palavras e simplesmente perguntou em voz baixa: "Por quê?"

Eu evitei respondê-la, o que a deixou muito brava. Ela jogou os talheres longe e gritou "você não é homem!" Naquela noite, nós não conversamos mais. Pude ouví-la chorando. Eu sabia que ela queria um motivo para o fim do nosso casamento. Mas eu não tinha uma resposta satisfatória para esta pergunta. O meu coração não pertencia a ela mais e sim a Jane. Eu simplesmente não a amava mais, sentia pena dela.

Me sentindo muito culpado, rascunhei um acordo de divórcio, deixando para ela a casa, nosso carro e 30% das ações da minha empresa.

Ela tomou o papel da minha mão e o rasgou violentamente. A mulher com quem vivi pelos últimos 10 anos se tornou uma estranha para mim. Eu fiquei com dó deste desperdício de tempo e energia mas eu não voltaria atrás do que disse, pois amava a Jane profundamente. Finalmente ela começou a chorar alto na minha frente, o que já era esperado. Eu me senti libertado enquanto ela chorava. A minha obsessão por divórcio nas últimas semanas finalmente se materializava e o fim estava mais perto agora.

No dia seguinte, eu cheguei em casa tarde e a encontrei sentada na mesa escrevendo. Eu não jantei, fui direto para a cama e dormi imediatamente, pois estava cansado depois de ter passado o dia com a Jane.

Quando acordei no meio da noite, ela ainda estava sentada à mesa, escrevendo. Eu a ignorei e voltei a dormir.

Na manhã seguinte, ela me apresentou suas condições: ela não queria nada meu, mas pedia um mês de prazo para conceder o divórcio. Ela pediu que durante os próximos 30 dias a gente tentasse viver juntos de forma mais natural possivel. As suas razões eram simples: o nosso filho faria seus exames no próximo mês e precisava de um ambiente propício para preparar-se bem, sem os problemas de ter que lidar com o rompimento de seus pais.

Isso me pareceu razoável, mas ela acrescentou algo mais. Ela me lembrou do momento em que eu a carreguei para dentro da nossa casa no dia em que nos casamos e me pediu que durante os próximos 30 dias eu a carregasse para fora da casa todas as manhãs. Eu então percebi que ela estava completamente louca mas aceitei sua proposta para não tornar meus próximos dias ainda mais intoleráveis.

Eu contei para a Jane sobre o pedido da minha esposa e ela riu muito e achou a idéia totalmente absurda. "Ela pensa que impondo condições assim vai mudar alguma coisa; melhor ela encarar a situação e aceitar o divórcio", disse Jane em tom de gozação.

Minha esposa e eu não tínhamos nenhum contato físico havia muito tempo, então quando eu a carreguei para fora da casa no primeiro dia, foi totalmente estranho. Nosso filho nos aplaudiu dizendo "O papai está carregando a mamãe no colo!" Suas palavras me causaram constrangimento. Do quarto para a sala, da sala para a porta de entrada da casa, eu devo ter caminhado uns 10 metros carregando minha esposa no colo. Ela fechou os olhos e disse baixinho "Não conte para o nosso filho sobre o divórcio" Eu balancei a cabeça mesmo discordando e então a coloquei no chão assim que atravessamos a porta de entrada da casa. Ela foi pegar o ônibus para o trabalho e eu dirigi para o escritório.

No segundo dia, foi mais fácil para nós dois. Ela se apoiou no meu peito, eu senti o cheiro do perfume que ela usava. Eu então percebi que há muito tempo não prestava atenção a essa mulher. Ela certamente tinha envelhecido nestes últimos 10 anos, havia rugas no seu rosto, seu cabelo estava ficando fino e grisalho. O nosso casamento teve muito impacto nela. Por uns segundos, cheguei a pensar no que havia feito para ela estar neste estado.

No quarto dia, quando eu a levantei, senti uma certa intimidade maior com o corpo dela. Esta mulher havia dedicado 10 anos da vida dela a mim. No quinto dia, a mesma coisa. Eu não disse nada a Jane, mas ficava a cada dia mais fácil carregá-la do nosso quarto à porta da casa. Talvez meus músculos estejam mais firmes com o exercício, pensei.

Certa manhã, ela estava tentando escolher um vestido. Ela experimentou uma série deles mas não conseguia achar um que servisse. Com um suspiro, ela disse "Todos os meus vestidos estão grandes para mim". Eu então percebi que ela realmente havia emagrecido bastante, daí a facilidade em carregá-la nos últimos dias.

A realidade caiu sobre mim com uma ponta de remorso... ela carrega tanta dor e tristeza em seu coração..... Instintivamente, eu estiquei o braço e toquei seus cabelos.

Nosso filho entrou no quarto neste momento e disse "Pai, está na hora de você carregar a mamãe". Para ele, ver seu pai carregando sua mão todas as manhãs tornou-se parte da rotina da casa. Minha esposa abraçou nosso filho e o segurou em seus braços por alguns longos segundos. Eu tive que sair de perto, temendo mudar de idéia agora que estava tão perto do meu objetivo. Em seguida, eu a carreguei em meus braços, do quarto para a sala, da sala para a porta de entrada da casa. Sua mão repousava em meu pescoço. Eu a segurei firme contra o meu corpo. Lembrei-me do dia do nosso casamento.

Mas o seu corpo tão magro me deixou triste. No último dia, quando eu a segurei em meus braços, por algum motivo não conseguia mover minhas pernas. Nosso filho já tinha ido para a escola e eu me vi pronunciando estas palavras: "Eu não percebi o quanto perdemos a nossa intimidade com o tempo".

Eu não consegui dirigir para o trabalho.... fui até o meu novo futuro endereço, saí do carro apressadamente, com medo de mudar de idéia...Subi as escadas e bati na porta do quarto. A Jane abriu a porta e eu disse a ela "Desculpe, Jane. Eu não quero mais me divorciar".

Ela olhou para mim sem acreditar e tocou na minha testa "Você está com febre?" Eu tirei sua mão da minha testa e repeti "Desculpe, Jane. Eu não vou me divorciar. Meu casamento ficou chato porque nós não soubemos valorizar os pequenos detalhes da nossa vida e não por falta de amor.

Agora eu percebi que desde o dia em que carreguei minha esposa no dia do nosso casamento para nossa casa, eu devo segurá-la até que a morte nos separe.  A Jane então percebeu que era sério. Me deu um tapa no rosto, bateu a porta  na minha cara e pude ouví-la chorando compulsivamente. Eu voltei para o carro e fui trabalhar.

Na loja de flores, no caminho de volta para casa, eu comprei um buquê de rosas para minha esposa. A atendente me perguntou o que eu gostaria de escrever no cartão. Eu sorri e escrevi: "Eu te carregarei em meus braços todas as manhãs até que a morte nos separe".

Naquela noite, quando cheguei em casa, com um buquê de flores na mão e um grande sorriso no rosto, fui direto para o nosso quarto onde encontrei minha esposa deitada na cama - morta.

Minha esposa estava com câncer e vinha se tratando a vários meses, mas eu estava muito ocupado com a Jane para perceber que havia algo errado com ela. Ela sabia que morreria em breve e quis poupar nosso filho dos efeitos de um divórcio - e prolongou a nossa vida juntos proporcionando ao nosso filho a imagem de nós dois juntos toda manhã. Pelo menos aos olhos do meu filho, eu sou um marido carinhoso.

Os pequenos detalhes de nossa vida são o que realmente contam num relacionamento. Não é a mansão, o carro, as propriedades, o dinheiro no banco. Estes bens criam um ambiente propício a felicidade mas não proporcionam mais do que conforto.

Portanto, encontre tempo para ser amigo de sua esposa, encontre tempo para ser amiga de seu marido, faça pequenas coisas um para o outro para mantê-los próximos e íntimos. Tenham um casamento real e feliz!

Se você não dividir isso com alguém, nada vai te acontecer.
Mas se escolher enviar para alguém, talvez salve um casamento.
Muitos fracassados na vida são pessoas que não perceberam que estavam tão perto do sucesso e preferiram desistir..

UM CASAMENTO CENTRADO EM CRISTO É UM CASAMENTO QUE DURA UMA VIDA TODA. --

"É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã..." 
(Autor Desconhecido)

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Saudades é o Amor que fica!

Assista este vídeo:


DEFINIÇÃO DE SAUDADE
artigo do Dr. Rogério Brandão, Médico oncologista

Como médico cancerologista, já calejado com longos 29 anos de atuação profissional (...) posso afirmar que cresci e modifiquei-me com os dramas vivenciados pelos meus pacientes. Não conhecemos nossa verdadeira dimensão até que, pegos pela adversidade, descobrimos que somos capazes de ir muito mais além.

Recordo-me com emoção do Hospital do Câncer de Pernambuco, onde dei meus primeiros passos como profissional... Comecei a freqüentar a enfermaria infantil e apaixonei-me pela oncopediatria. Vivenciei os dramas dos meus pacientes, crianças vítimas inocentes do câncer. Com o nascimento da minha primeira filha, comecei a me acovardar ao ver o sofrimento das crianças.

Até o dia em que um anjo passou por mim! Meu anjo veio na forma de uma criança já com 11 anos, calejada por dois longos anos de tratamentos diversos, manipulações, injeções e todos os desconfortos trazidos pelos programas de químicos e radioterapias. Mas nunca vi o pequeno anjo fraquejar. Vi-a chorar muitas vezes; também vi medo em seus olhinhos; porém, isso é humano!

Um dia, cheguei ao hospital cedinho e encontrei meu anjo sozinho no quarto. Perguntei pela mãe. A resposta que recebi, ainda hoje, não consigo contar sem vivenciar profunda emoção.

— Tio, — disse-me ela — às vezes minha mãe sai do quarto para chorar escondido nos corredores... Quando eu morrer, acho que ela vai ficar com muita saudade. Mas, eu não tenho medo de morrer, tio. Eu não nasci para esta vida!


Indaguei:
— E o que morte representa para você, minha querida?
— Olha tio, quando a gente é pequena, às vezes, vamos dormir na cama do nosso pai e, no outro dia, acordamos em nossa própria cama, não é? (Lembrei das minhas filhas, na época crianças de 6 e 2 anos, com elas, eu procedia exatamente assim).
— É isso mesmo.
— Um dia eu vou dormir e o meu Pai vem me buscar. Vou acordar na casa Dele, na minha vida verdadeira!

Fiquei "entupigaitado", não sabia o que dizer. Chocado com a maturidade com que o sofrimento acelerou, a visão e a espiritualidade daquela criança.
— E minha mãe vai ficar com saudades — emendou ela.

Emocionado, contendo uma lágrima e um soluço, perguntei:
— E o que saudade significa para você, minha querida?
— Saudade é o amor que fica!

Hoje, aos 53 anos de idade, desafio qualquer um a dar uma definição melhor, mais direta e simples para a palavra saudade: é o amor que fica!

Meu anjinho já se foi, há longos anos. Mas, deixou-me uma grande lição que ajudou a melhorar a minha vida, a tentar ser mais humano e carinhoso com meus doentes, a repensar meus valores. Quando a noite chega, se o céu está limpo e vejo uma estrela, chamo pelo "meu anjo", que brilha e resplandece no céu.

Imagino ser ela uma fulgurante estrela em sua nova e eterna casa. Obrigado anjinho, pela vida bonita que teve, pelas lições que me ensinaste, pela ajuda que me deste. Que bom que existe saudade! O amor que ficou é eterno.

ATITUDE É TUDO!!!
Seja mais humano e agradável com as pessoas. Cada uma das pessoas com quem você convive está travando algum tipo de batalha.

- Viva com simplicidade.
- Ame generosamente.
- Cuide-se intensamente.
- Fale com gentileza.
- E, principalmente,
- Não se queixe da vida


quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Sofrimento


Vamos tentar falar algo sobre sofrimento, busquei algumas definições e achei essa bem interessante, segundo Wikipédia, a enciclopédia livre:

Sofrimento é qualquer experiência aversiva (não necessariamente indesejada) e sua emoção negativa correspondente. Ele é geralmente associado com dor e infelicidade, mas qualquer condição pode gerar sofrimento se ele for subjetivamente aversiva. Antônimos incluem felicidade ou prazer. Em uma frase como "sofrendo de uma doença" a ênfase está em ter a doença e menos no desprazer que ela causa.

Termos relacionados são tristeza, pesar e dor. Alguns vêem a raiva como um tipo de sofrimento. Tédio, é um sofrimento causado pela falta de experimentar ou fazer coisas interessantes (física ou intelectualmente), quando se está sem ânimo de fazer qualquer coisa, vontade de não fazer nada".

Sabemos que todos nós passamos por momentos de sofrimento, por diferentes causas ,uns sofrem por amor ou pela falta dele, outros por uma doença ou as consequências do tto (tratamento) da mesma, outros de saudade,enfim todos ja sofremos ou sofreremos inúmeras vezes na verdade, nos momentos de sofrimentos costumo dizer que passamos pelo deserto e até já escrevi o que sentia em relação a isso aqui mesmo no blog, bom nesses momentos o que fazer? São tantos os conflitos, as dúvidas, as dores, as angústias e todos os sentimentos que nos fazem sofrer. Existe momentos que passamos na vida da gente que precisamos nos apegar a Deus e a mais ninguém, pq se tu quiseres ,passar pelo deserto (sofrimento) da vida, caminhando seguramente, tu precisarás da DIREÇÃO de DEUS, sem a direção de Deus não adianta, pq só quem conhece o caminho do deserto é DEUS o pastor não conhece, Maria, Paulo, Pedro, Thiago, nenhum deles conhece, mais DEUS conhece e por isso veja o que diz no livro de Exodo 13:21

“O Senhor ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite. Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite”.

Olha que interessante a coluna de nuvem e fogo nada mais são do que o simbolo de Deus, a palavra diz que Deus guiava o povo no deserto durante o dia e durante a noite, queridos não foi Moisés quem guiou e sim foi Deus, esse é o sucesso para chegar a "Terra Prometida" deixar Deus no centro, na frente, deixe Deus te guiar pelo deserto da vida, pq somente ELE sabe como chegar a Terra Prometida o que tu tanto almejas? 

Qual a tua Terra Prometida ? É um amor? A cura de uma doença? Sucesso financeiro? Salvação da sua família ? Ou o conjunto disso tudo , eu não sei qual o segredo do sucesso para isso mais Deus sabe , então amados coloquemos nossa vida nas mãos de Deus pq com Ele somos mais do que vencedores.

domingo, 19 de setembro de 2010

Reflita



Hoje irei compartilhar com todos a história de um paciente que estava em tratamento de leucemia , inclusive tem um video no youtube que quando vi achei que esse sentimento realmente é de todos que passam por essa luta, é de todos? Não sei mais da grande maioria então resolvi postar a história do video, leia ,se sensibilize e procure o hemocentro mais próximo ai mesmo na tua cidade, faça o teste é simples, o que para ti é um pavor de passar por uma agulhada, para outros é a esperança de continuar vivo, agradeça a Deus por cada dia, por momentos que talvez tu nunca deste valor ,por domingos como este, por almoços em família, pela tua casa, pq muitos neste momentos estão intubados em um CTI, pq a medula simplismente parou de produzir células boas, não espere ser atingido por uma doença,nem por algo parecido para dar valor as coisas simples da vida. 
Não espere alguém que tu amas, precisar de medula ou de outro órgão
, para tu se comover e descruzar o braço ou conseguir ver o qto um simples ato teu é importante e pode salvar vida...


Era uma vez um homem que vivia feliz, com uma familia feliz.
Um dia estava a trabalhar e recebeu um chamado para ir ao hospital, após alguns exames foi lhe diagnosticado LEUCEMIA.
"Inicialmente passei dias a chorar"...
"Eu recusava -me a receber visitas"...
"Durante meses só via minha mulher e meu irmão"
Foi sujeito a vários tratamentos...
"A quimioterapia ao contrário do que normalmente as pessoas pensam , não é o tratamento mais doloroso, o problema é que ficamos completamente debilitados..."
"Ficava mto feliz quando via um colega no hospital ficar melhor, isso me dava esperança"
"Em contrapartida fica mto pertubado quando via alguém falecer durante a noite."
"Tive uma médica que me disse que 50% da cura depende dos métodos clinicos e os outros 50% só dependiam de mim, da minha força."
Foi um sofrimento mto grande...Até q um dia apareceu a solução de todos os seus problemas, um doador de medula óssea compatível...
Esta família conseguiu voltar a ser feliz.
"Quando passamos por uma situação como esta, chegamos a conclusão que há mtas coisas
na vida que são insignificantes".
"Agora só quero viver um dia de cda vez , pq não sei se amanhã ainda cá estarei"

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Etapas e procedimentos ...


Hoje quero postar cada etapa de preparação e etapas a serem vencida até a doação de uma nova medula , vamos lá:
Condicionamento
É a fase que o paciente preparará o seu corpo para receber ascélulas sadias da medula óssea (transplante). Isso é feito com altasdoses de quimioterapia e em alguns casos também radioterapia e tem afinalidade de destruir todas as células imunes para que o pacientepossa receber a nova medula óssea.
Durante o período de quimioterapia eradioterapia, o paciente poderá ou não apresentar alguns efeitoscolaterais. Vamos citar os mais comuns e algumas orientações quepoderão ajudar a evitá-los ou amenizá-los.
NÁUSEAS, VÔMITOS E PERDA DE APETITE
· Priorizar alimentos pouco temperados e se alimentar de 3 em 3 horas;
· Comunicar sempre náuseas e vômitos para que possa ser medicado, evitando ficar sem se alimentar;
· Mesmo sem apetite ou sem sentir o sabor dos alimentos éimportante que você se esforce e mantenha uma boa alimentação, pois seuorganismo necessitará de forças para a recuperação. Este efeito é muitocomum e temporário.

MUCOSITE
São feridas que podem ocorrer em todo tratogastrintestinal, desde a boca até o ânus. Aqui vão alguns cuidados paraajudar a evitar a ocorrência de mucosite na boca e garganta que são oslocais mais frequentes:
· Escovar os dentes delicadamente ao se levantar, ao se deitar e após a ingestão de qualquer alimento;
· Realizar os bochechos e gargarejos rigorosamente nos horários em com as soluções fornecidas pelo hospital;
· Manter a boca hidratada, ou seja, beba no mínimo 2 litros de água por dia.


DIARRÉIA
Diarréia pode ser considerada quando ocorrem episódios de fezes líquidas ou aumento de frequência das evacuações durante o dia.
· Comunicar a enfermagem a ocorrência de diarréia e qualquer alteração observada nas fezes como sangue ou muco;
· Utilizar comadre em caso de fezes líquidas para que possam ser avaliadas pela enfermagem;
· Após cada evacuação, não usar papel higiênico,realizar sua higiene no chuveiro ou utilizar compressa macia umedecida(não reutilizar). Isto tem a finalidade de impedir que fique resíduo defezes na região do ânus (o que poderia causar infecção), evitarassadura e evitar ferir a pele e mucosa já tão sensíveis pela ação daquimioterapia ou radioterapia.
OBSTIPAÇÃO INTESTINAL (Mau funcionamento do intestino)
Comunicar diariamente o número de vezes queevacuar e a consistência das fezes, para o acompanhamento do seu hábitointestinal e para que sejam tomadas medidas preventivas para obstipação.
É importante evitar esta ocorrência, pois fezesendurecidas podem provocar feridas no ânus, podendo levar a sangramentoe infecção, além de tornarem a evacuação bastante dolorosa.
Evitar ficar deitado por muito tempo. Procurebeber bastante líquidos e andar pelo quarto, pois isso ajuda seuintestino a funcionar melhor.
ALOPÉCIA (Perda dos cabelos)
A perda de cabelos pode ocorrer no corpo inteiroou ficar restrita a uma área. É um problema estético que não pode serevitado, mas não deve ser supervalorizado, pois é temporário e em geralnão representa nenhum risco real para o paciente.
Certamente seu cabelo cairá durante otransplante, pois é um efeito colateral do tratamento. A queda decabelo poderá causar muito desconforto, além de ter um risco depropiciar infecção devido aos fios que entram em contato com o cateter,portanto, é necessário que você raspe o cabelo e corte suas unhas antese iniciar o tratamento.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Desabafos


Existem coisas que ás vezes acontecem que ficamos a nos questionar o por quê? Ou para quê? São momentos que nos assombram, tornam se dias cinzas , escuros,ás vezes pensamos estar só nessa longa jornada da vida. 


Hoje amanheci assim com um enorme vazio dentro de mim, com uma imensa dor dentro da alma, sensação de perda, nesse momento questiono aonde está esse Deus onisciente , onipresente e onipotente, porque uns perdem tanto? Perdem saúde , amor, perde a razão de viver , perdem a chance de viver feliz.



Quando pensei ter recebido um presente de Deus o qual desfrutaria , que me entenderia e me esperaria , porque Deus permitiste que eu faria planos, para depois simplismente acabar com todos eles...


Acreditei que seria para sempre , sem saber que o para sempre sempre acaba. Como já dizia Renato Russo...

Mudaram as estações e nada mudou

Mas eu sei que alguma coisa aconteceu
Está tudo assim tão diferente
Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar
Que tudo era pra sempre
Sem saber
Que o pra sempre,
sempre acaba!
Mas nada vai conseguir mudar o que ficou Quando penso em alguém Só penso em você E aí então estamos bem
Mesmo com tantos motivos pra deixar tudo como está
nem desistir, nem tentar
Agora tanto faz
Estamos indo de volta pra casa


quarta-feira, 21 de julho de 2010

Salmo 31

Os Salmos de Libertação
(Salmo 31)
por Warren Berkley

Um dos nossos maiores benefícios no estudo dos Salmos é que somos capazes de, através destes belos poemas, aprender quanto Deus significava para Davi. Especialmente quando estudamos a vida de Davi e então consultamos os Salmos para relacioná-los com suas experiências da vida, os Salmos se tornam uma rica fonte cheia de verdades construtivas e fortalecedoras sobre nosso Criador.

Por exemplo, Davi se achou freqüentemente em sofrimento. Por causa de seu próprio pecado, ou como resultado de um malévolo inimigo, ele sofreu aflições repetidamente. O modo como reagiu sob pressão se torna um bom estudo para nós. E o testemunho de Salmos é que Davi estava predisposto a confiar em Deus quando estava sob pressão. Esta é uma razão pela qual ele chamou Deus sua rocha, sua cidadela, libertador e escudo (Salmo 18:2). Muitos dos Salmos entram nesta categoria.

O Salmo 31 poderia ser rotulado um salmo de libertação. A provação de Davi é descrita junto com sua reação.

A provação de Davi. Ele foi apanhado "no laço", ou seja, na armadilha dos seus inimigos (31:4) e cercado pela idolatria (31:6). Ele estava sofrendo aflição e angústia da alma (31:7) nas mãos de seus inimigos (31:8). Ele estava sendo caluniado e conspiravam contra ele (31:13). Ele disse: "Compadece-te de mim, Senhor, porque me sinto atribulado; de tristeza os meus olhos se consomem, e a minha alma e o meu corpo. Gasta-se a minha vida na tristeza, e os meus anos, em gemidos; debilita-se a minha força, por causa da minha iniqüidade, e os meus ossos se consomem. Tornei-me opróbrio para todos os meus adversários, espanto para os meus vizinhos e horror para os meus conhecidos; os que me vêem na rua fogem de mim" (31:9-11).

A reação de Davi a esta provação foi procurar refúgio no senhor. "Em ti, Senhor, me refugio; não seja eu jamais envergonhado; livra-me por tua justiça. Inclina-me os ouvidos, livra-me depressa; sê o meu castelo forte, cidadela fortíssima que me salve. Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; por causa do teu nome, tu me conduzirás e me guiarás. Tirar-me-ás do laço que, às ocultas, me armaram, pois tu és a minha fortaleza. Nas tuas mãos entrego o meu espírito; tu me remiste, Senhor, Deus da verdade" (31:1-5). Por causa de sua predisposição de confiança no Senhor, esta foi a reação de Davi: pregar (31:23-24), louvar (31:19-21) e chorar ao Senhor seu Deus (31:22).

Quando nos encontramos no meio de uma provação desagradável, qual é nossa reação? Voltamo-nos, quase impulsivamente, para algum recurso mundano? Enganamo-nos pensando que temos dentro de nós a capacidade para enfrentar e sermos corajosos (humanismo)? Ou nos aproximamos de Deus e fazemos dele nosso refúgio? Quando em angústia, não podemos fazer nada melhor do que confiar em Deus e olhar para seu semblante de amor e misericórdia. Precisamos cultivar a mesma predisposição de confiança que observamos em Davi.

Lutero disse que este Salmo "é falado na pessoa de Cristo e seus santos, que são afligidos toda a sua vida, internamente pelo tremor e o alarme, externamente pela perseguição, a calúnia e o desprezo, por amor da palavra de Deus, e mesmo assim são livrados por Deus de todos eles e confortados." Isto parece ter alguma base boa, desde que o Salvador crucificado usou palavras que começam no versículo 5, no momento de sua morte (veja Lucas 23:46; também, a messiânica interpretação do versículo 10 seria Cristo suportando os pecados do mundo).

O Salmo 31 é um dos muitos salmos de libertação, escritos para nos levar a uma união mais íntima com nosso Deus, para que possamos procurá-lo para nos ajudar e nos segurar. Paul Earnhart, uma vez, observou a respeito dos Salmos: "Muito filho de Deus têm repousado seu coração nas orações daqueles antigos adoradores. Encontramos neles o eco de algum modo confortante de nosso desespero angustiado e sabemos que não somos os primeiros filhos de Deus a lutar a sós com temores. Nem os primeiros, nesse assunto, a conhecer uma alegria toda absorvente" (veja ainda o Salmo 116).

sábado, 10 de julho de 2010

Passando pelo Deserto.


QUANTAS PESSOAS CONHECEM A EXPRESSÃO" ESTAR NO DESERTO",DESERTO NÃO SIGNIFICA AUSÊNCIA, MAIS PREENCHIMENTO, É UM LUGAR ONDE DEUS NOS LEVA PARA OLHARMOS DENTRO DE NÓS, E ENCHERGAMOS SOMENTE SUA GRAÇA, É BUSCAR NO SILÊNCIO, A VOZ QUE ECOA NA SUA ALMA,A VOZ QUE VEM DO CORAÇÃO DE DEUS DIRETO PARA VC... PASSAR PELO DESERTO É SER TRATADO POR DEUS.

UM DEUS BONDOSO, DEUS DE AMOR,DEUS QUE É AMOR,ESSE DEUS QUE É ONICIENTE, ONIPRESENTE E ONIPOTENTE. QUE SONDA E CONHECE OS PROPÓSITOS DO CORAÇÃO DO HOMEM, ELE É CAPAZ DE DIVIDIR A ALMA E ESPIRITO... PASSAR PELO DESERTO É ASSUSTADOR NOS SENTIMOS TRISTES,ABANDONADOS, POIS A SENSAÇÃO DE ABANDONO É TREMENDA, VC SE SENTE INCAPAZ, CONFUSO, SEM ENTENDER O PORQUE DE TANTO SOFRIMENTO?! COM TANTO SOFRIMENTO E DIANTE DE TANTOS CONFLITOS O DEUS SILENCIOSO PODE PARECER UM DEUS AUSENTE, MAS ELE NÃO É. ELE PERMANECE ALI, O MESMO. E NÓS TEMOS QUE FITAR O OLHO NELE E NÃO NO SOFRIMENTO,LUTAS, DESGASTES QUE O DESERTO NOS TRAZ. JESUS PERMANECEU 40 DIAS E 40 NOITES NO DESERTO E AO SAIR DE LÁ ELE MUDOU NOSSAS VIDAS... POR ESSE MOTIVO PASSO POR ESSE DESERTO COM MEUS OLHOS FIXOS NO PAI E SEI QUE SAIR DAQUI É UMA QUESTÃO DE TEMPO...

TENHO CONFIADO MUITO NISSO, UMA CERTA VEZ OUVI UM PASTOR DIZENDO QUE DESERTO É LUGAR ONDE DURANTE O DIA FAZ MAIS DE 40 GRAUS E DURANTE A NOITE CHEGA A FICAR ABAIXO DE ZERO, DESERTO É LUGAR ONDE TEMOS QUE CONFIAR , E ACIMA DE TUDO MARCHAR PQ SE PARARMOS QUERIDOS OU TU MORRES DE CALOR , DE SEDE , OU DE FRIO ENTÃO MARCHE, MARCHE COM O GENERAL POIS É CERTO QUE ALCANÇAR A SUA TERRA PROMETIDA É QUESTÃO DE TEMPO ...

terça-feira, 6 de julho de 2010

Cuidados em Hospitais e Exames


Cuidados em Hospitais e Exames
Muita atenção nos hospitais, pois alguns enfermeiros não olham a gente direito, e chegam até a dar remédios errados, então muita atenção. Compre um caderno e anote tudo, os nomes dos remédios, a hora em que foi dado, anote também a pressão e a temperatura, quando a resistência estiver baixa. Fale para médicos e enfermeiros entrarem no quarto somente de máscara (nós já brigamos muito com enfermeiros nos hospitais para uso de máscara, mas estes cuidados são muito importantes) e você também deve sempre usar máscara, pois ela agora é parte da sua vida e muito importante para sua saúde, e lembre-se de trocá-la sempre também. Quando estiver no hospital peça para colocarem uma plaquinha na porta (Detalhes da Placa: Paciente imuno suprimido, lavar as mãos antes de entrar e usar máscara). Compre um termômetro digital para vocês, pois ninguém merece ficar balançado aquele outro termômetro (de mercúrio). Mantenha o ambiente sempre limpo e bem arejado, compre um sabão especial para tomar banho que evite a proliferação de bactérias (nome do sabão: Soapex. Indicação da minha médica). Se tiver muitas espinhas, compre uma Pomada Minancora, é muito boa para secar as espinhas, não pode espremê-las, pois pode abrir um local para entrar infecção (bactérias). Compre uma pomada para evitar rachaduras na boca e assaduras (nome da pomada: Bepantol. Indicação da minha médica). Outra dica muito importante: evite muitas visitas, pois no momento e depois das químios (mesmo quando estiver em casa) a resistência cai muito. Evitando visitas, evita-se pegar alguma bactéria, como diz a minha médica, pessoas gripadas ou com qualquer outro tipo de doença não podem te visitar (eu mesmo evito receber muitas visitas como amigos ou parentes, isto é muito importante para a minha saúde), quem gosta da gente de verdade vai entender perfeitamente esse excesso de cuidados. Para usar o banheiro nos hospitais procure cobrir o vaso com papel toalha ou papel higiênico antes de usá-lo. Tente conseguir um colchão "caixa de ovo", é muito bom para evitar assaduras, pois como você vai passar muito tempo deitado, podem aparecer feridas. Eu consegui o meu nesses órgãos do governo. Leve para o hospital um bom travesseiro, tente conseguir também uma cadeira de rodas (daquelas que têm uma tampa de vaso para ajudar você a usar o banheiro, assim nem precisa tampar com papel toalha ou papel higiênico, pois só você usará a cadeira). Eu também consegui a cadeira com o pessoal do governo. Se estiver com muita tosse, peça para fazer aerosol com soro fisiológico, é muito bom para ajudar a parar a tosse. E muito cuidado com a comida do hospital, elas podem ás vezes vir sem qualidade. Procure entender os exames e busque informações sobre a doença. Para ver informações sobre as doenças têm estes sites http://www.ameo.org.br/ e o site da http://www.abrale.org.br/ Procure sempre opiniões de outros médicos. Continue sempre alegre, pois é muito importante para o tratamento o emocional estar lá em cima, eu sei que é difícil, nos 2 primeiros meses eu entrei em depressão, mas com fé em Deus eu saí dessa. Uma coisa importante é ver com seu médico a possibilidade de estar guardando o seu sêmem ou óvulos, pois com muita quimioterapia pode dar algum problema futuramente para você ter filhos, então se informe antes. Cobre de seu médico o resultado do exame de cariótipo, pois este exame é muito importante para saber que tipo de mutação você teve com a Leucemia e é este exame que vai determinar se você vai ou não precisar de um transplante de medula óssea. O meu cariótipo foi feito em Goiânia, na Universidade Católica de Goiás, no Laboratório LAGEN, pois meus exames foram 2 vezes para São Paulo e os médicos me falaram que não deu certo, pois as células não cresceram (mentira, eles perderam as minhas células enviando-as para São Paulo), este exame também é feito em Belo Horizonte, então não se dê por satisfeito com este exame, cobre os resultados. Outros exames muito importantes são Imunofenotipagem e o Fish este tambem são muito importantes para saber como esta sua medula o (Cariotipo e o Fish o ideal e fazer no início do tratamento (antes da primeira quimioterapia) e no final do tratamento (depois de todoas as quimioterapias)) a Imunofenotipagem deve ser feito sempre junto com o mielograma. Estas são umas dicas que lhe dou, pois para mim isso foi muito importante para o meu tratamento, pois com estes cuidados eu não tive nenhuma infecção grave.




Outra coisa Muito Importante


Faça logo a sua carteira dos SUS pois se você for precisar fazer um transplante já esta um pouco encaminhado o processo o processo de internação pois você já vai esta cadastrado no SUS. Compre uma pasta e tenha sempre organizados seus exames guarde todos do primerio ao ultimo exames tenha eles sempre a mão quando for ao médico, nunca de os exames originais para seu médico tire cópias pois os originais são seus. Evite ficar pegando na mão de outras pessoas, eu sei que elas vão entender, e quando alguém for te cumprimentar peça que elas lavem as mãos antes. Evite ficar em locais que tenham muita gente, quando eu vou fazer exames e vou em laboratórios que têm muitas pessoas, espero do lado de fora ou no carro e alguém da minha família vai até a recepção e explica a minha situação (que estou com Leucemia e com minha resistência baixa), sempre me passam na frente de outro pacientes ou me colocam em uma sala isolado, isto também é muito importante para sua saúde.




Transplante Autólogo


Alguns casos de câncer no sangue tem a opção de fazer transplante autólogo, que é feito em você mesmo e tirado da sua própria medula. As suas celular são tratadas e depois retornam para você mesmo, mas só é feito depois das sessões de quimioterapia, pois sua medula tem que estar limpinha. Procure mais informações com seu médico.

terça-feira, 22 de junho de 2010

CUIDADOS BÁSICOS :-)

Cuidados Básicos

Estas dicas servem para a pessoa, ou pessoas, que normalmente assumem as funções de cuidar de um paciente com algum tipo de câncer. Muitas vezes o paciente atravessa fases, maiores ou menores, em que não consegue desempenhar algumas de suas funções, seja por passar períodos internados em um hospital, seja por não ter condições físicas ou emocionais para isto.
Em alguns períodos, coisas simples como o banho diário, vestir-se, pagar contas, falar com o médico ou ir até a padaria tornam-se atividades que demandam a ajuda de alguém. Você pode ser filho ou filha, mãe, pai, marido ou mulher, um irmão, um vizinho ou um amigo. Seus cuidados e atenção serão de extrema importância para o bem-estar do paciente.

Seguem algumas sugestões práticas e dicas. Se você quiser contribuir com nossa lista de sugestões e ajudar outras pessoas que passam pela mesma situação, escreva-nos:

e o paciente é um adulto...liberdade e auto-estima

Sempre que possível, ofereça opções

Poder escolher é um dos princípios básicos da liberdade, portanto sempre que possível ofereça opções ao paciente. Onde quer ficar, o que prefere comer no jantar, que roupa usar, se prefere ver televisão ou conversar. Pode parecer insignificante, mas o simples ato de poder fazer escolhas faz com que o paciente possa se expressar e reerguer sua auto-estima.

Não o trate como inválido ou incapaz.

Pacientes teimosos

Muitos pacientes, especialmente jovens e adolescentes, passam por períodos de rebeldia. Querem comer algo proibido, ir à praia, freqüentar festas, andar de moto. Muitas vezes nós, familiares, por desconhecimento ou ignorância acabamos achando que qualquer atividade poderá colocar em risco todo o tratamento. Tudo dependerá do estado do paciente naquela fase, das defesas naturais (contagem de diversos componentes do sangue efetuadas em exames periódicos). Somente o médico encarregado saberá proibir ou liberar uma atividade. Pode ser que em determinada fase do tratamento um paciente seja liberado para freqüentar a praia, desde que use filtro solar fator 50 e mantenha-se sob o guarda-sol. Em outro momento do tratamento, este mesmo paciente pode ter que ficar dentro de casa, e usar máscara quando sair à rua, pois suas defesas estão diminuídas e o risco de infecção tornou-se momentaneamente maior. Converse sempre com os médicos.

Faça só aquilo que o paciente não consegue

Algumas vezes, o excesso de cuidados pode irritar e cansar o paciente.

Se o paciente estiver numa fase em que seja capaz de desempenhar funções normais como pagar contas, cozinhar, visitar amigos, encorage-o a desempenhar estas atividades. Ajudando a manter um senso de independência certamente irá fazê-lo sentir-se melhor a respeito da situação.
DOE
DOE VIDA
DOE SANGUE
DOE PLAQUETAS
DOE MEDULA ÓSSEA
DOE LUZ DOE AMOR
DOE SUA ALEGRIA PARA ALGUÉM QUE NÃO SABE SORRIR


Respeite a vontade do paciente

Como acontece nos períodos normais da vida de todos, o paciente passa por fases onde simplesmente quer ficar um pouco mais isolado. Muitas vezes não quer receber visitas, principalmente de pessoas que não são muito íntimas. Principalmente depois de tratamentos de quimioterapia ou radioterapia, quando pode haver perda de cabelo e de peso, o paciente pode sentir-se desconfortável com sua imagem. Converse com ele, saiba se as visitas são desejáveis e informe caso ele prefira não recebê-las. Se os visitantes realmente estiverem preocupados com o bem-estar do paciente (muitas vezes há um misto de curiosidade que não ajuda em absoluto), certamente saberão compreender.
NUTRIÇÃO

alimentam bem durante o tratamento freqüentemente sentem-se melhores e tem mais energia. Além disso, podem suportar melhor os efeitos colaterais do tratamento.

Evitar carne de porco e embutidos em geral: mesmo após a cocção ou preparo, estes alimentos podem conter microorganismos causadores de infecções devido à baixa resistência do paciente;
Frutas de casca fina devem ser evitadas: pêra, maçã, pêssego, morango e uva só devem ser consumidos se corretamente lavados, descascados e cozidos. O consumo na forma natural pode fazer com que contaminações ou agrotóxicos penetrem através da casca da fruta; Queijos brancos: facilmente contamináveis

Verduras cruas devem ser eliminadas, e as cozidas devem ser cuidadosamente lavadas e esterilizadas antes do preparo.

A higienização durante o preparo das refeições para os pacientes deve ser redobrada. Mãos, utensílios, pias, tudo deve ser cuidadosamente lavado e desinfetado. Os alimentos devem ser consumidos imediatamente após o preparo para não correr nenhum risco de contaminação. Alimentos industrializados são permitidos desde que produzidos por empresas confiáveis, dentro do prazo de validade, com a embalagem em perfeito estado e condições corretas de armazenagem, no supermercado ou em casa.

Beber somente água mineral, de marcas conhecidas e confiáveis. Vale lembrar que no Brasil os hospitais públicos dificilmente poderão fornecer água mineral aos pacientes, e normalmente cabe à família a compra. Se for impossível, disponibilize água filtrada, fervida e acondicionada em recipientes esterilizados.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Informações

COMO É A COMPATIBILIDADE DE DOADORES ?
Paciente tem 25% de chance de encontrar um doador compatível entre irmãos. A maior parte dos pacientes não encontra um doador compatível na família. Assim sendo, procura-se um doador compatível inscrito no registro nacional de doadores. Daí a importância de todos serem doadores de medula.

POR QUE SE REGISTRAR ?
O REDOME - Registro de Doadores de Medula Óssea é um banco de dados onde fica os dados e HLA dos doadores. É necessário um grande número de doadores registrados para que os pacientes tenham chance de encontrar um doador compátivel. Para o paciente, você pode representar a única possibilidade de cura.

QUAIS SÃO OS PROCEDIMENTOS COM O DOADOR COMPATÍVEL
Se houver compatibilidade, o doador é convocado para um exame de sangue mais detalhado. O doador será avaliado para certificar seu bom estado de saúde.

QUAL A FORMA DE DOAÇÃO ?
Quando o doador consultar o médico, este vai informar sobre qual a melhor forma de coleta célular para paciente que receberá a medula, de acordo com sua doença e da fase em que se encontra. O doador decide juntamente com médico sobre a melhor forma de doação.

COMO A MEDULA É REMOVIDA ?
Existem duas formas de doar medula:

Punção direta da medula óssea - É realizada com agulha, na região da nádega, de onde retirase uma quantidade de medula equivalente a uma bolsa de sangue. O procedimento dura 40 minutos e é feito com anestesia. O doador fica em observação por um dia e pode retornar para casa no dia seguinte. Após esse processo, o doador tem a sensação de que recebeu uma injeção oleosa, porém, não ficam cicatrizes, apenas míminas marcas de alguns furos de agulha.

Punção da veia - A coleta pela veia é realizada pela máquina de aferece. O doador recebe um medicamento por 5 dias que estimula a proliferação das células-mãe migram da medula para as veias e são filtradas. O processo de filtração dura em média 4 horas, até que se o número adequado de célular. O efeito colateral do medicamento é que ele provoca dores no corpo, como as de uma gripe. OS RISCOS PARA O DOADOR SÃO MÍNIMOS.

COMO OS PACIENTES RECEBEM A MEDULA ?
Depois de um tratamento que destrói a própria medula, o paciente recebe a nova medula por meio de transfusão. Em duas semanas a medula transplantada já estará produzindo células novas.

POSSO DOAR MAIS DE UMA VEZ ?
Dificilmente haverá mais de uma pessoa compatível com o doador, no entanto se for necessário , pode haver mais de uma Doação. A medula se regenera rapidamente, como acontece na doação de sangue.

PARA SER DOADOR DE MEDULA PRECISA TER O MESMO TIPO SANGUINEO ?
Não! O que vai determinar se você pode ser ou não o doador é o teste de HLA e não o tipo sanguíneo.

CADASTRO
•Você precisa ter entre 18 a 55 anos de idade e estar em bom estado de saúde.
•Colher um exame de sangue (5 ml) para o teste de compatibilidade (HLA).
•Fornecer sua identificação e endereço para serem colocados no banco de dados com o resultado de seu exame de (HLA).
•Quando aparecer um paciente, sua compatibilidade será verificada. Se houver compatibilidade, outros teste sanguíneos serão necessários.
•Se a compatibiliadade for confirmada, você será convocado para decidir a doação.
•Você será avaliado pelo um medico e receberá mais nformações.
QUEM NÃO PODE DOAR
Você so não pode ser doador se tiver alguma desta doenças. Não podem doar que já teve: HEPATITE B , C , HIV , SIFILIS , CHAGAS, LEUCEMIA OU ALGUM TIPO DE CÂNCER NO SANGUE.

FORMAS DE TRANSPLANTE
Há quatros formas de transplante:



1.Alogênico: as células progenitoras provém de um doador previamente selecionado por testes de compatibilidade, principalmente o HLA (antígeno de hispocompatibilidade leucocitária) normalmente identificado entre os familiares ou em bancos de medula óssea. Os bancos de medula óssea podem ter cadastrados doadores adultos ou bancos de cordão umbilical.
2.Autólogo: as células progenitoras provém do próprio paciente.
3.Singênico: as células progenitoras provém de gêmeos idênticos (univitelinos).
4.Haploidêntico: a técnica consiste em manipular as células de um doador parcialmente compatível, de modo a fazer com que sejam toleradas pelo organismo do receptor.


VOCÊ SABIA ?
Tudo seria muito simples e fácil se não fosse o problema da compatibilidade entre as medulas do doador e receptor. A chance de encontrar uma medula compatível pode chegar a UMA EM 1.000.000. Em razão disso existe o REDOME, um banco de doadores de medula óssea. Quando um paciente necessita de transplante, esse banco é consultado e se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.
QUEM NECESSITA DESSA DOAÇÃO ?
O Transplante de Medula Óssea (TMO) é indicado principalmente para o tratamento de doenças que comprometem o funcionamento da medula óssea, como doenças hematológicas, onco-hematológicas, imunodeficiências, doenças genéticas hereditárias, alguns tumores sólidos e doenças auto-imunes.

Doenças Onco- hematológicas

•Leucemias Agudas e Crônicas
•Linfomas de Hodgkin e não Hodgkin
•Mieloma Múltiplo
•Síndrome Mielodisplásica(SMD)
Doenças Hematológicas

•Aplasia Medular ou Anemia Aplástica Severa
•Anemia de Fanconi
•Hemoglobinapatias: Anemia Falciforme e Talassemia
•Hemoglobinúria Paroxística Noturna
Imundeficiências

•Congênitas ou primárias e secundárias. A indicação do transplante depende, em geral, da doença e da fase da doença em que os pacientes se encontram. Para muitos casos, não há como controlar a doença somente com a quimioterapia e radioterapia convencional e a realização do transplante poder ser o melhor recurso terapêutico para alcançar a cura.
QUEM PODE DOAR ?
Pessoas com saúde em bom estado, entre 18 e 55 anos. É bom lembrar que:

•Diabéticos podem doar;
•Pessoas grávidas ou amamentando podem doar;
•Pessoas que tem pressão alta podem doar;
•Não há nenhuma restrição quanto a meningite, anemia ou hepatite 'a' que a pessoa tenha tido anteriormente;
•Não há peso mínimo;
•Pessoas que tem tatuagem pode doar.

O QUE É MEDULA ÓSSEA?

O QUE É MEDULA ÓSSEA???
A medula óssea é a matriz do sangue e se localiza na parte interna dos ossos semelhante ao tutano dos ossos do boi. Na medula óssea estão as células-mãe que dão origem aos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.