terça-feira, 22 de junho de 2010

NUTRIÇÃO

alimentam bem durante o tratamento freqüentemente sentem-se melhores e tem mais energia. Além disso, podem suportar melhor os efeitos colaterais do tratamento.

Evitar carne de porco e embutidos em geral: mesmo após a cocção ou preparo, estes alimentos podem conter microorganismos causadores de infecções devido à baixa resistência do paciente;
Frutas de casca fina devem ser evitadas: pêra, maçã, pêssego, morango e uva só devem ser consumidos se corretamente lavados, descascados e cozidos. O consumo na forma natural pode fazer com que contaminações ou agrotóxicos penetrem através da casca da fruta; Queijos brancos: facilmente contamináveis

Verduras cruas devem ser eliminadas, e as cozidas devem ser cuidadosamente lavadas e esterilizadas antes do preparo.

A higienização durante o preparo das refeições para os pacientes deve ser redobrada. Mãos, utensílios, pias, tudo deve ser cuidadosamente lavado e desinfetado. Os alimentos devem ser consumidos imediatamente após o preparo para não correr nenhum risco de contaminação. Alimentos industrializados são permitidos desde que produzidos por empresas confiáveis, dentro do prazo de validade, com a embalagem em perfeito estado e condições corretas de armazenagem, no supermercado ou em casa.

Beber somente água mineral, de marcas conhecidas e confiáveis. Vale lembrar que no Brasil os hospitais públicos dificilmente poderão fornecer água mineral aos pacientes, e normalmente cabe à família a compra. Se for impossível, disponibilize água filtrada, fervida e acondicionada em recipientes esterilizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário