quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Etapas e procedimentos ...


Hoje quero postar cada etapa de preparação e etapas a serem vencida até a doação de uma nova medula , vamos lá:
Condicionamento
É a fase que o paciente preparará o seu corpo para receber ascélulas sadias da medula óssea (transplante). Isso é feito com altasdoses de quimioterapia e em alguns casos também radioterapia e tem afinalidade de destruir todas as células imunes para que o pacientepossa receber a nova medula óssea.
Durante o período de quimioterapia eradioterapia, o paciente poderá ou não apresentar alguns efeitoscolaterais. Vamos citar os mais comuns e algumas orientações quepoderão ajudar a evitá-los ou amenizá-los.
NÁUSEAS, VÔMITOS E PERDA DE APETITE
· Priorizar alimentos pouco temperados e se alimentar de 3 em 3 horas;
· Comunicar sempre náuseas e vômitos para que possa ser medicado, evitando ficar sem se alimentar;
· Mesmo sem apetite ou sem sentir o sabor dos alimentos éimportante que você se esforce e mantenha uma boa alimentação, pois seuorganismo necessitará de forças para a recuperação. Este efeito é muitocomum e temporário.

MUCOSITE
São feridas que podem ocorrer em todo tratogastrintestinal, desde a boca até o ânus. Aqui vão alguns cuidados paraajudar a evitar a ocorrência de mucosite na boca e garganta que são oslocais mais frequentes:
· Escovar os dentes delicadamente ao se levantar, ao se deitar e após a ingestão de qualquer alimento;
· Realizar os bochechos e gargarejos rigorosamente nos horários em com as soluções fornecidas pelo hospital;
· Manter a boca hidratada, ou seja, beba no mínimo 2 litros de água por dia.


DIARRÉIA
Diarréia pode ser considerada quando ocorrem episódios de fezes líquidas ou aumento de frequência das evacuações durante o dia.
· Comunicar a enfermagem a ocorrência de diarréia e qualquer alteração observada nas fezes como sangue ou muco;
· Utilizar comadre em caso de fezes líquidas para que possam ser avaliadas pela enfermagem;
· Após cada evacuação, não usar papel higiênico,realizar sua higiene no chuveiro ou utilizar compressa macia umedecida(não reutilizar). Isto tem a finalidade de impedir que fique resíduo defezes na região do ânus (o que poderia causar infecção), evitarassadura e evitar ferir a pele e mucosa já tão sensíveis pela ação daquimioterapia ou radioterapia.
OBSTIPAÇÃO INTESTINAL (Mau funcionamento do intestino)
Comunicar diariamente o número de vezes queevacuar e a consistência das fezes, para o acompanhamento do seu hábitointestinal e para que sejam tomadas medidas preventivas para obstipação.
É importante evitar esta ocorrência, pois fezesendurecidas podem provocar feridas no ânus, podendo levar a sangramentoe infecção, além de tornarem a evacuação bastante dolorosa.
Evitar ficar deitado por muito tempo. Procurebeber bastante líquidos e andar pelo quarto, pois isso ajuda seuintestino a funcionar melhor.
ALOPÉCIA (Perda dos cabelos)
A perda de cabelos pode ocorrer no corpo inteiroou ficar restrita a uma área. É um problema estético que não pode serevitado, mas não deve ser supervalorizado, pois é temporário e em geralnão representa nenhum risco real para o paciente.
Certamente seu cabelo cairá durante otransplante, pois é um efeito colateral do tratamento. A queda decabelo poderá causar muito desconforto, além de ter um risco depropiciar infecção devido aos fios que entram em contato com o cateter,portanto, é necessário que você raspe o cabelo e corte suas unhas antese iniciar o tratamento.

2 comentários:

  1. Com certeza seu post ajudará quem está passando por isso. Nunca deixe de ser essa pessoa maravilhosa que vc é.

    ResponderExcluir