terça-feira, 29 de março de 2011

A vida é feita de escolhas


Hoje irei postar um texto que li do Pedro Bial que me deixou bastante pensativa sobre as escolhas que fazemos ,leia tbm e reflita sobre suas escolhas , suas palavras ....

Escolhas de uma vida



A certa altura do filme Crimes e Pecados, o personagem interpretado por Woody Allen diz: "Nós somos a soma das nossas decisões".



Essa frase acomodou-se na minha massa cinzenta e de lá nunca mais saiu. Compartilho do ceticismo de Allen: a gente é o que a gente escolhe ser, o destino pouco tem a ver com isso.



Desde pequenos aprendemos que, ao fazer uma opção,estamos descartando outra, e de opção em opção vamos tecendo essa teia que se convencionou chamar "minha vida".



Não é tarefa fácil. No momento em que se escolhe ser médico, se está abrindo mão de ser piloto de avião. Ao optar pela vida de atriz, será quase impossível conciliar com a arquitetura. No amor, a mesma coisa: namora-se um, outro, e mais outro, num excitante vaivém de romances. Até que chega um momento em que é preciso decidir entre passar o resto da vida sem compromisso formal com alguém, apenas vivenciando amores e deixando-os ir embora quando se findam, ou casar, e através do casamento fundar uma microempresa, com direito a casa própria, orçamento doméstico e responsabilidades.



As duas opções têm seus prós e contras: viver sem laços e viver com laços...



Escolha: beber até cair ou virar vegetariano e budista? Todas as alternativas são válidas, mas há um preço a pagar por elas.



Quem dera pudéssemos ser uma pessoa diferente a cada 6 meses, ser casados de segunda a sexta e solteiros nos finais de semana, ter filhos quando se está bem-disposto e não tê-los quando se está cansado. Por isso é tão importante o auto conhecimento. Por isso é necessário ler muito, ouvir os outros, estagiar em várias tribos, prestar atenção ao que acontece em volta e não cultivar preconceitos. Nossas escolhas não podem ser apenas intuitivas, elas têm que refletir o que a gente é. Lógico que se deve reavaliar decisões e trocar de caminho: Ninguém é o mesmo para sempre.



Mas que essas mudanças de rota venham para acrescentar, e não para anular a vivência do caminho anteriormente percorrido. A estrada é longa e o tempo é curto.Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as conseqüências destas ações.



Lembrem-se: suas escolhas têm 50% de chance de darem certo, mas também 50% de chance de darem errado. A escolha é sua...!



Pedro Bial

quarta-feira, 16 de março de 2011

CONSIDERAÇÃO

Resolvi escrever sobre esse assunto pq ouvi hoje de uma pessoa que considero algo sobre isso que me fez refletir sobre consideração então fui ler sobre o assunto ...
A consideração é uma espécie de reconhecimento que as pessoas tem em relação a ti e que tu tens em relação aos outros.O ato de se ter consideração por alguém significa que tu reconheces no outro a virtude, o esforço, a dedicação e mesmo que não tenha retorno da mesma forma, entende que é importante deixar claro que compreende isso na pessoa.

É interessante perceber que por mais desgastados que estejam alguns valores hoje em dia, o que talvez tenha maior espaço na mente das pessoas é distinguir quem se considera e quem lhe considera.

É como se tu pudesses elencar àqueles com quem pode contar e que podem contar contigo em uma relação de total reciprocidade. Porque considerar tem a ver com confiança, com apoio e com segurança.

A confiança em saber que a pessoa não lhe julga, mas enxerga tu como um ser humano.

O apoio para as circunstâncias que tu vives porque entende que as conquistas e as vicissitudes acontecem e sempre precisam de alguma palavra amiga para lhe parabenizar ou dar uma "força".A segurança de poder errar e mesmo assim saber que a pessoa estará lá para lhe ajudar a enxergar o erro e também para abrir o caminho contigo para a mudança.

Consideração é isso, é reconhecer.

Não é todo mundo que tem consideração pelos outros, porque não é apenas uma questão de valores pessoais, pois é um mundo muito competitivo.

Cruzar a linha é muito fácil, em especial quando não há vantagens ou ganhos em retorno. É nesta hora que tu percebes e entende quem tem consideração.

Então, a consideração é demonstrada nas atitudes.

A atitude de entender, de contextualizar, de ouvir, de falar, de avaliar, de investigar e de perceber que as pessoas estão juntas nas ações; isto é consideração.Nunca se esqueça que tu também tem de fazer a sua parte.Muito fácil esperar dos outros, mas na verdade o que importa é tu ter consideração pelos outros, assim o caminho da reciprocidade se abre a sua frente.

Mesmo nas situações mais adversas, nunca deixe de considerar os outros. Pense nos outros, como se fosse tu . Assim tu consegues entender e medir o que tu fizer.Os seus valores como pessoa devem sempre falar mais alto. Nunca o contrário.

Recear isto é bobagem. Ninguém vai muito longe agindo sem consideração, porque não vem de dentro.

Mas o melhor a saber é que algumas decisões são tão importantes no processo de crescimento que podem significar sofrer ou crescer.Saiba que os caminhos de grande sucesso são àqueles que valem pelas pessoas.

Decida fazer valer o seu. Saiba considerar.